Ana Cosme, piano | Biografia | Português

“Ana Cosme, promissora solista portuguesa” – assim se refere o comentário crítico de Georges Gad, chefe de redacção da prestigiada revista “Le Monde de La Musique” (Outubro de 2001), sobre a actuação de Ana Cosme no Festival Internacional de Música de Coimbra de 2001, como solista no Concerto nº 2 para Piano e Orquestra de Saint-Saens, com a Orquestra da ESMAE, sob a direcção do Maestro António Saiote.

Nascida em Cascais, iniciou os estudos de Piano aos sete anos de idade, sob a orientação de Maria de Lourdes Garcia. Aos dez anos ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe da pianista norueguesa Anne Kaasa. Permaneceu neste estabelecimento de ensino até 1998, havendo concluído o 8º grau do seu instrumento com a classificação de 20 valores. No mesmo ano, a fim de se aperfeiçoar junto de Marija Köhler, foi admitida da Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, onde viria também a fazer o mestrado em Piano e Pedagogia Instrumental (Novembro de 2005) com distinção, e a obter o grau académico de «Magister Artium». A sua tese teve por enfoque a obra do compositor português Fernando Lopes Graça, especialmente a sua relação entre a música tradicional e a música erudita.

Tem participado em masterclasses de piano em Portugal, França e Áustria, ministradas por Edson Elias, Vladimir Viardo, Alexander Jenner, Tania Achot, Erik Tawaststjerna, Elisabeth Leonskaja, e em cursos de música contemporânea regidos por Markus Hinterhäuser, Christian Wolff e Manon-Liu Winter.

Ao longo da sua carreira tem dado inúmeros recitais a solo, assim como integrada em diversas formações de câmara e como solista com orquestra. Estes incluem gravações e transmissões para a rádio portuguesa (Antena 2). Também já se apresentou no Concurso de Piano «Maria Campina» onde obteve o 3º Prémio da Categoria B (1997) e o 1º Prémio ex-aequo da categoria A (Nível Superior) em 2002, e foi finalista no III Concurso Internacional de Piano Grieg-Nepomuceno (Brasília 2007). Em 2005, juntamente com o violinista Luís Morais, formou o Duo Vienalis, com o qual se tem apresentado em concertos na Áustria e em Portugal.

Paralelamente à sua actividade de concertista, Ana Cosme desempenha no presente as funções de professora de Piano no Instituo Polyhymnia em Viena e na escola de música de Mariazell.

6 comments:

Pedro Marques said...

Soube hoje pelos teus pais que vi à porta do Pingo Doce da Alapraia que eras pianista e decidi procurar-te. Tu não te deves lembrar de mim já que quando te conheci tinhas talvez três quatro anos. Um dia falaste num "fneu purado". Essa história ficou para sempre na minha cabeça e na dos teus pais também, que ainda hoje a recordámos. Fico imensamente feliz com a tua carreira de pianista e desejo-te as maiores felicidades do mundo. Sei que vives na Áustria mas se me quiseres "visitar" o meu blog é www.fora-de-cena.sapo.pt. O meu nome é Pedro Marques. Trabalho no teatro há muitos anos, por isso, de alguma maneira estamos na mesma área.
Adorei o concerto que vi no youtube.
Felicidades.

Uggla said...

Ana is a wonderful pianist. And more ...

Matilde said...

boa noite!

BM said...

Oh, what a wonderful page of a wonderful artist!!!!!!

BB

BM BT said...
This comment has been removed by a blog administrator.
BM said...

U < I 3